quarta-feira, 10 de junho de 2009

Calopsitas



Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Género: Nymphicus Espécie: N. hollandicus Comprimento: 30 cm Peso: 85 a 120 g Longevidade: 25 anos Incubação: 18 a 23 dias Maturidade: 12 meses Postura: 3 a 7 ovos (média)
São nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país.
Ave nómada costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.
A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interactivo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e reconhecem-nos de longe. Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas. É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado. Podem aprender a imitar a voz humana, mas não são muito exímias nesse aspecto.
A diferença entre os sexos é a intensidade de cores da sua plumagem. Os machos têm a cabeça e as faces predominantemente amarelas, enquanto que as fêmeas quase não apresentam cor amarela. São aves muito resistentes. Pode deixa-las no viveiro ao ar livre, durante o Inverno, desde que disponha de refúgio num abrigo nocturno, protegido das correntes de ar e da geada.
Existem actualmente numerosas mutações cromáticas atraentes das espécies selvagens originais (cinzentos), a branca e amarela, calopsitas com tonalidades pastel, malhadas e nacaradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário